SEGUIDORES

quarta-feira, 9 de março de 2011

HISTÓRIA DE NAAMÃ

A cura de Naamã

Objetivo do Professor: Que a criança não salva aproprie-se do caminho de Deus para a reconciliação, crendo no Senhor Jesus como seu Salvador do pecado.

Verdade Central Relacionada à Criança: Deus abriu um caminho para que você não tenha de ficar separada dele.

I. Introdução:
Você gosta de ficar doente? Como se sente quando está doente? Queremos muito ficar bons outra vez, não é? Há muitos anos havia um homem muito enfermo – e naqueles dias não havia cura para ele,

II. Andamento:
A. Naamã, um general do exercito sírio, tinha lepra (V.1)
[Naamã era um oficial de maior patente do exercito, um homem importante e de alta posição social. Sua influência chegava até o rei. Todavia, a lepra de Naamã poderia forçá-lo a afastar-se da sociedade, porque a moléstia era tanto contagiosa quanto incurável na época. Apesar de sua elevada posição e riqueza, Naamã se encontrava numa situação aparentemente desesperada.]
Que problema terrível! Mas, há algo ainda pior do que a lepra. É o pecado. Você e eu pecamos. De muitas maneiras o pecado é como a lepra. Cada pessoa nascida neste mundo tem pecado em seu íntimo. Isto inclui você e eu. Você nasceu querendo fazer as coisas a seu modo em vez de obedecer a Deus. Quais são algumas das coisas que você faz como quer em vez de fazer o que é certo? (DEIXE AS CRIANÇAS CITAREM ALGUMAS COISAS.) É verdade, pecado é tudo que desagrada a Deus. Você e eu nascemos em pecado- com a “vontade” de seguir o nosso próprio caminho. O pecado nos separa de Deus. A palavra de Deus diz “As vossas iniqüidades (pecados) fazem separação entre vós e o vosso Deus” (Isaías 59:2). Deus precisa punir o pecado.
Esse castigo é ficar separado dEle para sempre. Que coisa horrível! O pecado é um problema sério. É ainda pior do que a lepra.

B. A menina israelita escrava ajudou a mulher de Naamã(V.2)
[A menina havia sido capturada durante uma das muitas invasões de Israel pela Síria. Ela era escrava na casa de Naamã. ]

C. A menina disse à mulher de Naamã que o profeta em Israel poderia curar o general (V.3)
Deus amavaa realmente Naamã e se importava com o que acontecia com ele. Ele se importa também com você e ama você com um amor que nunca terminará. Ele sabe até sua idade, o seu nome e quantos fios de cabelo você tem na cabeça. Ele sabe tudo sobre você e ama você porque foi Ele quem o criou. A bíblia diz: “ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira...” (João 3:16.) Ele é grande e poderoso Deus fez os pássaros que cantam e as lindas flores e árvores. Este Deus poderoso é também perfeito. Por esse motivo, Ele não pode permitir o pecado na sua presença. Embora você esteja separado de Deus por causa do seu pecado, Ele continua se importando com você. Ele o ama e sempre amará. Deus Naamã amou Naamã com o mesmo tipo de amor. Ele se importava com o que acontecia com ele.

D. Naamã contou ao rei que a menina dissera(V.4).

E. Naamã foi enviado ao rei de Israel com cartas do seu rei (V.V 5,6).

F.Com medo que o rei da Síria quisesse começar uma guerra, o rei de Israel rasgou as roupas (V.7).
[Rasgar as roupas era um sinal de tristeza e agitação]

G. Eliseu soube do problema e mandou buscar Naamã (V.8)

H. Em vez de ir pessoalmente ao encontro de Naamã, Eliseu enviou seu servo para dizer ao importante general, “Vai, lavar-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo” (V.10)
Só havia um meio de Naamã ser curado, ou purificado da lepra. E Deus só tem um meio de você ser purificado do seu pecado. Esse meio é o seu Filho perfeito, o Senhor Jesus. O Senhor Jesus tomou sobre si o castigo do seu pecado quando morreu na cruz. Enquanto pendia ali, Deus colocou sobre Ele todas as coisas erradas que você fez. Depois, Deus afastou-se de se Filho. Eles ficaram separados pela primeira vez (Mateus 27:46). O castigo para o pecado é a separação de Deus. O Senhor Jesus sofreu voluntariamente essa separação para que você não tivesse que sofre - lá. O Senhor Jesus deu voluntariamente o seu sangue para que o seus pecados pudessem ser perdoados e você fosse purificado. A bíblia diz que “ o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado” (I João 1:7). Depois da sua morte, Jesus foi sepultado, mas ao terceiro dia voltou a viver. Jesus está agora no Céu com o Pai, e quer vir viver em você, limpando todo esse pecado. Deus preparou um meio para você não ter mais de ficar separado dele. Jesus é esse meio e só havia também um meio de Naamã ficar livre da lepra.

I. Com o orgulho ferido, Naamã irou-se, mas finalmente obedeceu (V.V 11-14)
Ele achou absurdo mergulhar nas águas sujas do rio Jordão e isso machucou o seu orgulho. Mas, quando os servos o encorajaram a tomar a decisão certa, Naamã se humilhou e seguiu as instruções do profeta de Deus.

II. Clímax
Deus purificou Naamã da lepra

III. Final
Conclusão
Naamã reconheceu “Em toda a terra não há Deus senão em Israel” (V.15)
Ele voltou à Síria para contar o que acontecerá.

Apelo (Não salvos)
Naamã foi curado por ter humilhadamente confiado em Deus para a purificação da lepra.
Você pode ser purificado do seu pecado, se confiar no meio de Deus para obter o perdão e a vida eterna. A bíblia diz... (cite João 3:15). Ao crer no caminho de Deus para a vida eterna, você não terá mais de enfrentar a separação dele por causa do seu pecado. Você sabe que pecou? Crê que o Senhor Jesus morreu para purificar você do seu pecado e salvá-lo do castigo de ficar separado dele para sempre? Você quer que Ele lhe dê a vida eterna e limpe você por dentro? Você pode mostrar-me que está pronto para confiar no Senhor Jesus, levantando a mão. Depois de orarmos, fale comigo e procuraremos juntos na Palavra de Deus para ver como pode confiar no Senhor Jesus para tornar você puro do pecado.